Mensagem do Presidente


 
 
Prezados colegas,

Bem-vindos ao 12º Congresso Paulista de Infectologia!

Estamos trabalhando para realizar o melhor Congresso da Sociedade Paulista de Infectologia.

O Congresso Paulista de Infectologia é um dos maiores eventos de atualização científica em doenças infecciosas e parasitárias ao lado do Congresso da Sociedade Brasileira de Infectologia. Proporcionaremos um ambiente científico e acolhedor para aprimorar nossos conhecimentos, trocar experiências e, durante quatro dias, encontrar amigos e estreitar laços de amizade. Para isso, além de uma programação científica organizada com muito empenho e participação dos infectologistas, estamos organizando reuniões de confraternização durante o Congresso.

Na abertura, premiaremos estudos produzidos por alunos de iniciação científica orientados por infectologistas, médicos residentes de Programas de Residência Médica em Infectologia e médicos infectologistas matriculados em Cursos de Mestrado ou Doutorado de Programas de Pós-graduação de Instituições do Estado de São Paulo. Premiaremos profissionais que estão escrevendo o futuro da nossa especialidade no ensino, na pesquisa e na assistência.

Uma grata surpresa foi conhecer o espaço do Shopping Frei Caneca para sediar nosso evento. Local próximo da avenida Paulista, ampla rede hoteleira e confortável espaço para nosso evento. Tivemos uma excelente experiência no congresso passado e, pela qualidade das instalações, mantivemos o local. Afinal, entendemos que o local do evento deve proporcionar segurança, fácil acesso aos participantes e infraestrutura de qualidade.

A programação científica está sendo construída em dezenas de reuniões para amadurecer e trazer os profissionais que estão produzindo conhecimento, priorizando os paulistas pelas características do congresso, sem abrir mão da experiência nacional e internacional. Assim, traremos diversos convidados internacionais e cerca de 200 convidados nacionais, referências nas suas áreas de pesquisa, assistência e ensino. Além dos temas clássicos da Infectologia, neste congresso, trabalharemos mais profundamente em questões ligadas ao ensino da Infectologia na Graduação de Medicina e nos Programas de Residência Médica, além de temas que envolvem a fronteira do conhecimento no campo das doenças infecciosas e parasitárias como terapia gênica, anticorpos monoclonais, tratamento e prevenção de infecções com fagos, novas vacinas, antimicrobial stewardship no hospital e na comunidade entre outros. Na estrutura da programação, daremos prioridade para discussões interativas e tempo para troca de experiências.

Doze cursos pré-congresso estão sendo organizados, gratuitos para os inscritos, facilitamos a participação das Ligas Acadêmicas, estudantes e programas paulistas de Residência de Infectologia. Organizamos seis salas com capacidade entre 300 e 400 lugares para receberem programações específicas em grandes temas da Infectologia ao mesmo tempo: diariamente seis conferências, doze mesas-redondas, top ten, miniconferências, apresentação de temas livres, e-pôsteres, além dos simpósios satélites em horários pré-definidos.

A Sociedade Paulista de Infectologia se orgulha em recebê-los neste importante evento.
 
 
 
Um forte abraço com carinho,

Dr. Eduardo Alexandrino Servolo de Medeiros
Presidente da Sociedade Paulista de Infectologia