Copa trará risco também para brasileiros, alerta a Sociedade Paulista de Infectologia


A Sociedade Paulista de Infectologia está alertando os médicos para o fato de que também os brasileiros estarão sujeitos a contraír infecções, como decorrência da presença no Brasil de cerca de 600 mil visitantes estrangeiros vindos de todos os Continentes, para a Copa do Mundo.

O alerta se faz necessário, diz a infectologista Ana Gales, em nome da SPI, porque tem se falado muito, inclusive através de publicações da FIFA, sobre as doenças a que os estrangeiros estarão expostos no Brasil, dengue e febre amarela, principalmente, “mas é preciso lembrar que a população brasileira também poderá ser exposta a vírus até agora raramente detectados no território nacional”.

TRÊS VIRUS PRINCIPAIS
A especialista cita especialmente a possível importação do Coronavirus, proveniente do Oriente Médio e epidêmico pelo menos na Arábia Saudita, com 178 casos registrados e 75 mortes, desde abril de 2012, e cuja presença foi confirmada recentemente na Itália, França, Alemanha, Inglaterra e Jordânia.

Também o vírus Chikungunya, da Ásia e da África representa risco, pois mesmo não sendo transmitido diretamente entre seres humanos, tem como vetor o Aedes aegypti que, após picar uma pessoa infectada, passa a abrigar o vírus e a transmiti-lo se picar outra pessoa, em processo idêntico ao da transmissão da dengue. Esse vírus já chegou a várias ilhas do Caribe, Saint Martin, Martinica e Guadalupe, entre outras.
Outro possível risco seria o vírus Influenza A (H7N9), um subtipo do vírus da influenza que é encontrado em aves e que normalmente não afeta seres humanos. Desde o final de março de 2013, a China tem notificado infecções em seres humanos e aves domésticas com uma nova cepa do A (H7N9) que é muito diferente dos vírus A (H7N9) anteriormente conhecido, contra o qual ainda não há vacina. Embora na maioria dos casos a transmissão deste vírus tenha ocorrido após o contato com aves, é pouco provável, mas possível, que exista transmissão deste vírus de pessoa para pessoa.

Casos de infecção por este vírus foram notificados até hoje em 14 províncias da China. O último relatório da Organização Mundial da Saúde, de 21 de fevereiro, demonstra que somente este ano foram notificados 216 novos casos.

A Sociedade Paulista de Infectologia lembra que a previsão oficial da Embratur é que 600 mil estrangeiros venham ao Brasil para a Copa do Mundo, oriundos especialmente da América Latina, número muitíssimo maior que os 25 mil visitantes que entraram no País por causa da Copa das Confederações.
Apesar de não haver vacina contra os três vírus que preocupam, a SPI alerta tanto para que as autoridades identifiquem nos aeroportos viajantes que chegam com febre alta, tosse, falta de ar e ou acesso de vômitos e que os médicos e não só os infectologistas, mas também os clínicos gerais e principalmente os que atendem em Prontos Socorros estejam alerta para o eventual surgimento de casos de doenças pouco conhecidas entre nós.

INFORMAÇÃO NA INTERNET
O risco representado pelos vírus citados levou a SPI a programar sessões especiais sobre as doenças que causam durante o 9º Congresso Paulista de Infectologia, marcado para 21 a 24 de maio, em Atibaia, e há também informações sobre o vírus  A(H7N9) e Coronavirus, diretrizes e manejos dos casos e principais sintomas, no Portal da Saúde, www.cve.saude.sp.gov.br

Informações adicionais sobre o vírus Chikunguya podem ser obtidas no Guia de Preparación y respuesta ante la eventual introducción del vírus chikungnya em las Americas.