Monumento Natural Estadual da Pedra Grande (MNE) - Tombada pelo CONDEPHAAT em 1983, hoje compõem o Mosaico de Unidades de Conservação junto ao Parque Estadual do Itapetinga criado em 30 de março de 2010. O grande atributo do MNE da Pedra Grande é o afloramento rochoso, principal ponto turístico da cidade, com 1.418 metros acima do nível do mar. Local ideal e bastante conhecido por sua beleza cênica e contemplativa, além de abrigar uma das principais rampas naturais para a prática de voo livre do país. Essas novas Unidades de Conservação apresentam um vasto campo para a prática de ecoturismo e turismo de aventura.

Parque Municipal do Itapetinga (Grota Funda) - O parque está inserido na Serra do Itapetinga no qual vem sendo desenvolvida a prática de ecoturismo que vem utilizando de forma sustentável o patrimônio natural e cultural, incentivando sua conservação através de práticas de educação ambiental, trilhas interpretativas, pesquisa científica sobre a fauna e flora desse importante remanescente do Bioma Mata Atlântica. Visita Monitorada.

Parque Municipal Edmundo Zanoni - Em sua área de 38.700 m², abriga o salão do artesão, o Museu de História Natural (mais de mil espécies), playground, kart, jardim japonês, viveiro de pássaros e um pavilhão de exposições. Tudo isso em meio a uma extensa área verde de grande beleza natural, contemplando bosques, lago com pedalinhos, patos e gansos. Além de todos estes atrativos, o Parque Edmundo Zanoni é palco de diversos eventos do Município e do Estado, a Festa das Flores e Morangos de Atibaia e o Revelando São Paulo Entre Serras e Águas.

Museu de História Natural - O acervo é composto em sua maioria por mais de mil espécies de vertebrados taxidermizados, formando uma rara coleção de nossa fauna com modelos oriundos de todas as regiões brasileiras, especialmente do Pantanal Mato-grossense, Amazônia, Rio Grande do Sul e de Atibaia.

Museu Municipal João Batista Conti - Localizado na Praça Bento Pães região central de Atibaia, o museu foi construído em 1839 para abrigar a Câmara Municipal e a cadeia. Posteriormente abrigou o Fórum Judicial. Em 1953 passou a ser um museu e hoje possui um valioso acervo histórico, com destaque para uma das maiores coleções de objetos e documentos referentes à Revolução Constitucionalista de 1932.

Igreja Matriz de São João Batista - Localizada no marco zero da região central de Atibaia. Construída em 1665 pelos índios Guarulhos, representa a data de fundação da cidade. Sua primeira ampliação foi em 1698, mas sua maior reforma ocorreu em 1865.

Igreja Nossa Senhora do Rosário - Começou a ser construída pelos escravos em 1763, só foi finalizada em 1817 para que ali se celebrasse o culto à protetora dos negros, Nossa Senhora do Rosário. Até atingir o formato atual passou por várias reformas, sendo que a última delas mudou o interior da capela.

Santuário de Shöenstatt - Considerado um local sagrado, de oração e peregrinação, recebe milhares de visitantes de todo o país. É um lugar muito bonito, calmo e aconchegante com grande área verde e extremamente agradável, administrado por irmãs da ordem religiosa de origem alemã de Shöenstatt. Possui espaço para abrigar cinco mil pessoas sentadas e é o maior entre os 150 santuários do mundo. Sua Capela é a reprodução fiel da que existe em Schöenstatt, Alemanha.

O Complexo Turístico Parque das Águas - Local onde estão concentradas diversas opções de lazer, como o Lago do Major, uma pista de cooper, tirolesa, academia ao ar livre, quadra de areia, teleférico, duas piscinas e banheiros. Também pode-se encontrar áreas de descanso, como a fonte do Parque das Águas e a beira do Lago do Major. O complexo ainda dispõe de um Centro de Convenções repleto de atrações musicais e culturais como shows, teatro, dança e o Museu do Olho Latino.

Museu de Gravura Olho Latino - O Museu passou a existir em março de 2001, idealizado pelo casal de artistas, Celina Carvalho e Paulo Cheida Sans, que doou gravuras de artistas de vários países para a consolidação do acervo Olho Latino. Tem como um dos principais objetivos divulgar e expandir a arte da gravura.

Teleférico - Inaugurado em 2008 em um dos pontos mais aconchegantes e lindos do município, o Teleférico liga o Lago do Major ao centro, na parte alta da cidade, num percurso de 550 m, proporcionando uma bela vista sobre o Lago do Major e todo o Parque das Águas, além da bela paisagem da serra da Pedra Grande.

Lago do Major - É um local muito agradável, cercado por uma área arborizada e uma pista de Cooper. O parque conta ainda com teleférico, equipamentos para ginástica, local para uma agradável caminhada em torno do lago, quadra de areia, uma ilha no centro do lago e um playground.

Represa da Usina - A represa encontra-se em área de preservação ambiental, onde podem ser observados inúmeros espécimes vegetais e animais silvestres. Frequentada por praticantes de esportes náuticos, é ideal para jet ski e passeios de barco. Petiscos variados podem ser saboreados nos restaurantes instalados à beira da represa, muitos deles com instalações especiais para guarda de barcos.


Rádio Observatório de Itapetinga
- Localizado no sítio astronômico de mesmo nome, próximo à Fernão Dias. É muito utilizado por estudantes, pesquisadores e engenheiros do INPE - (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Universidade Mackenzie, USP e outras instituições dedicadas ao estudo de astrofísica e geofísica.

Tapetes Arraiolos - De origem portuguesa, os primeiros exemplares datam de mais de 300 anos. As peças hoje produzidas em Atibaia são conhecidas mundialmente por conservar o fio histórico que os remete aos modelos mais antigos. Em Atibaia, no bairro do Portão, foi construída a ARPA - Artesãos do Portão Associados, entidade que conta com 14 000 artesãos dedicados ao bordado de tapetes em ponto arraiolo, divulgando seu trabalho e integrando-os ao mercado.



Clique aqui para fazer download do mapa e conheça os pontos turísticos da cidade de Atibaia.