Com mais de mil participantes, tem início o 9º Congresso Paulista de Infectologia


A Sociedade Paulista de Infectologia reuniu 11 conferencistas internacionais, 160 brasileiros e quase 1.200 congressistas para o evento cuja programação científica foi elogiada de forma unânime pelos especialistas, que o consideram como um dos mais importantes dos últimos anos tanto pela oportunidade de atualização dos conhecimentos, como pela abrangência dos temas apresentados.

A abertura oficial teve como oradores o secretário de Estado da Saúde do Estado de São Paulo, David Uip, que é infectologista, o presidente da SBI, Erico Arruda e o anfitrião Mauro Salles, que preside a SPI. Desde o pré-congresso, no dia 21, que constou de oito cursos, a afluência de especialistas foi muito grande, para acompanhar temas como 'ATM (Antimicrobianos)', 'Biofilme - novidades em prevenção, diagnóstico e tratamento das infecções associadas aos biofilmes', 'Infecções em transplante', 'IM (Imunizações)/MV (Medicina de Viagem)' e 'AIDS (HIV/AIDS'), entre outros.

Algumas palestras foram tão concorridas, que os congressistas ultrapassaram o total de poltronas disponíveis, como na apresentação do professor suíço Andreas Widmer, sobre 'Prevenção da infecção no paciente crítico', durante a qual mais de 30 participantes acompanharam em pé a exposição. Tiveram igualmente grande público, entre outras, as apresentações de Peter Hunt, da Universidade da Califórnia, de Samuel Moskowitz, da Harvard Medical School, de Christoph Sarrazin, da Goethe-Univesity, da Alemanha, de Shabir A. Madhi, do National Institute for Communicabele Diseases, da África do Sul e de Tarik Asselah, do Hospital Beaujon, da França.

Na área de exposições do Congresso um total de 16 estandes da indústria farmacêutica ocupava toda a área disponível, presentes entre outras a Pfizer, Roche, BMS, Novartis, Astrazeneca, Boheringer e MSD.
Oito simpósios-satélite também ocorrem durante o congresso, que teve 130 e-posters sobre os mais variados temas da especialidade, desde 'Infecção oral como fator de risco para o curso clínico da hanseníase' e 'Mudança dos fatores preditivos de óbito por leptospirose na última década', passando por 'Casos de coqueluche notificados no Hospital Estadual Sumaré' até 'Infecção da corrente sanguínea causada por enterobacterias produtoras de carpenemase: impacto da terapia combinada no desfecho clínico' e 'Avaliação do acometimento adrenal na paracoccidioidomicose.

.